Oito tecnologias que transformam os negócios

Tecnologias emergentes, como cloud computing, mega-armazenamento de dados, softwares inteligentes e todas as aplicações do uso de telefonia móvel ainda têm bastante espaço para crescer. Parte do mercado ainda não sabe usar as tecnologias disponíveis para transformar os negócios e passar a atuar num patamar mais elevado.

"A tecnologia, quando analisada num grande bloco isoladamente, não costuma ser encarada com um gatilho desencadeador de grandes negócios. Ao contrário. Como em geral é uma ferramenta de trabalho e não faz parte do core business da maioria das empresas, costuma ser subavaliada", diz Guilherme Araújo, diretor comercial da Online Brasil – empresa com atuação no mercado de TI.

Para ele, quando o gestor extrai o melhor da tecnologia para explorar novos modos de fazer a empresa prosperar, percebe rapidamente que essa ferramenta é muito mais profícua. "Entre as principais missões das tecnologias emergentes está a capacidade de gerenciar o relacionamento com clientes, o capital e os investimentos realizados, além de utilizar as informações a favor do crescimento da empresa, ganhando mercado de uma forma nunca antes experimentada em tão curto espaço de tempo".

Eis então oito tecnologias que, de acordo com Araújo, transformam os negócios de modo relevante:

1.Internet como ferramenta de relacionamento com o cliente. "Nunca foi tão rápido compreender o que é preciso fazer para suprir as necessidades dos clientes de modo a fidelizar consumidores de produtos e serviços. A internet, e tecnologias correlatas, favorece esse entrosamento e resulta na maximização das potencialidades de cada empresa";

2.Redes Sociais. "O que vem sendo cada vez mais percebido é que as redes sociais já fazem parte da rotina de trabalho de muitos profissionais. Apesar de ser uma questão polêmica dentro das empresas, é necessário que os funcionários possam utilizar seus computadores de trabalho para acessar as redes sociais. Em muitos casos, não somente nas horas vagas. Em muitos negócios é possível envolver os consumidores na concepção dos produtos, no design, nos testes, no pós-venda e inclusive no marketing viral";

3.Cloud Computing. "Trata-se de um modelo de negócio em que o cliente tem acesso a uma variedade de serviços, aplicações e soluções garantida pelo provedor. A ideia é permitir que se tenha acesso aos próprios dados ou aos dados da empresa em que se trabalha de forma remota. Isso certamente está revolucionando não só os negócios, mas o próprio ambiente de trabalho";

4.TI Verde. "A empresa que não se mostrar alinhada às questões mais discutidas no mundo globalizado e não tiver sua marca associada a temas como crescimento sustentável, uso racional de recursos naturais, respeito ao meio ambiente e eficiência energética, estará sujeita a ser vista pelo mercado como uma usurpadora do planeta. Iniciativas comuns incluem redução de impressão em papel, aumento do uso de e-documents e terceirização de data center";

5.Virtualização. "Com a virtualização, os equipamentos físicos passam a se comportar como software, possibilitando relevante corte de custos e redirecionamento de recursos humanos para áreas mais estratégicas da empresa – como criação de novos produtos e serviços, ou mesmo programas voltados para o bem-estar dos colaboradores. Há quem reconheça a virtualização como uma espécie de precursora da nuvem computacional";

6.Terceirização do Banco de Dados. "Mesmo durante a crise econômica internacional, a terceirização de Data Center foi o principal investimento realizado pelas empresas norte-americanas, de acordo com pesquisas de intenção. No Brasil, também se mostra uma opção inteligente e viável, já que libera o cliente de custos com imóvel, manutenção predial, energia, segurança, atualização de equipamento, contratação de equipe especializada em gestão especializada etc. O principal ganho, entretanto, é que o cliente terá mais tempo e recursos disponíveis para se dedicar ao próprio negócio";

7.m-Commerce. "Os pagamentos por telefonia móvel estão sendo viabilizados. Apesar de muitas ferramentas ainda estarem em fase de testes, pagar uma conta fazendo uso do aparelho celular oferece o mesmo nível de segurança de uma transação bancária via internet. Ou mais. Trata-se de um procedimento muito parecido com o débito automático. Basta aproximar o celular a um leitor habilitado (POS), conectado a um terminal. As informações são transmitidas pelo telefone através de uma antena de curto alcance e a informação de pagamento é processada rápida e seguramente. Cada vez mais os compromissos financeiros deixarão de representar um entrave na rotina das pessoas";

8.Segurança/Monitoramento. "Além dos dispositivos de segurança, com um simples sistema de monitoramento é possível resolver pendências de diversos setores e serviços necessários para a manutenção de uma empresa. É o caso do NOC, que, a partir de telas de alta resolução interligadas à rede de gerenciamento do banco de dados da empresa, permite controlar inúmeros servidores físicos e serviços em tempo real. O sistema é capaz de detectar falhas ou possíveis interrupções de links, roteadores e servidores, emitindo alertas e permitindo reduzir a incidência de problemas". Guilherme Araújo é diretor comercial da Online Brasil, empresa com 17 anos de atuação no mercado de TI, nos segmentos de Data Center, Segurança, Virtualização e Sistemas.

Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/dicas/artigo.aspx?cp-documentid=25115255

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